segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cerimónia de entrega de Diplomas

No dia 6 de junho, pelas 21 horas, o grande auditório da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu encheu-se para a entrega de cerca de uma centena de diplomas de conclusão do ensino básico e secundário através de processos de RVCC e de cursos EFA.


O Diretor da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Dr. Jorge Costa, abriu a sessão. Na sua intervenção enfatizou “a enorme importância da aquisição e certificação de competências para a autoestima das pessoas que, assim, veem valorizados os seus percursos de vida”, os quais são substancialmente mais ricos do que se imagina. “Sistematizar os (…) conhecimentos, consolidá-los e procurar concluir os trabalhos propostos, ao contrário do que alguns pensam, não foi tarefa fácil”. Foi um processo que os enriqueceu e os tornou mais capazes de “refletir sobre os problemas, ter método de trabalho e procurar novas aprendizagens”. Concluiu a sua intervenção felicitando os adultos certificados e dirigindo-lhes palavras de incentivo para irem “ainda mais longe” na sua aprendizagem.
Seguiu-se a intervenção da Senhora Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Abrantes, Dra. Celeste Simão, que felicitou os adultos certificados, realçando o seu mérito por, apesar das dificuldades inerentes à conjugação da vida familiar e profissional com a escola, serem persistentes e investirem na formação para aumentarem as suas habilitações académicas. Destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos Centros Novas Oportunidades, nomeadamente o desta Escola, na qualificação da população adulta desta região, e da absoluta necessidade de continuarem a existir ofertas educativas para adultos que queiram continuar os seus estudos.
No decorrer da cerimónia, os adultos Tânia Sousa e Jorge Matos, certificados com o ensino básico e com o ensino secundário, respetivamente, deram o seu testemunho sobre o decurso do seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. No que respeita à primeira, este processo trouxe-lhe o acesso a formação na área da informática e abriu-lhe novas oportunidades a nível profissional: sendo de etnia cigana, desempenha, neste momento, funções de mediadora municipal, num projeto piloto do ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, na Câmara Municipal de Abrantes. Jorge Matos, por sua vez, disse que, embora tenha iniciado o processo com alguma relutância relativamente à sua utilidade prática, este se revelou como uma oportunidade de reflexão e deu-lhe a possibilidade de escrever o “livro da sua vida” que, diz orgulhosamente, é algo que ficará para o futuro, para mostrar aos seus filhos e netos. 

A Coordenadora do CNO ESSA, Dra. Isabel Pinheiro, encerrou a sessão, expressando, em nome da equipa, o regozijo por este acontecimento. Agradeceu a presença de todos os que aceitaram o convite para estar presentes nesta cerimónia e felicitou os adultos certificados que, graças ao seu esforço, trabalho e dedicação, em colaboração com a equipa que os acompanhou,  atingiram, com sucesso, o nível de escolaridade a que se propuseram e acrescentou que deverão continuar a investir na qualificação pessoal. Este incentivo está sempre presente no trabalho desenvolvido por este Centro Novas Oportunidades que, ao longo do tempo, tem estabelecido diversas parcerias de colaboração para alargar a rede de ofertas que pode disponibilizar ao público adulto que procura formação.

Para o evento foi preparado um espetáculo cultural, em colaboração com a equipa da Biblioteca Escolar, que contou com uma atuação dos utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, no início da cerimónia, e com a atuação da banda Good Name, formada por dois alunos do 11º ano da escola, no seu encerramento.

Abaixo poderá ver uma apresentação com todas as fotografias e descarregá-las para o seu computador através desta ligação.

Sem comentários:

Publicar um comentário