quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CONFERÊNCIA: "O aumento das competências educativas das famílias: um efeito dos Centros de Novas Oportunidades"

No dia 14 de Janeiro, três elementos da equipa do CNO ESSA deslocaram-se a Coimbra, à Escola Superior de Educação, para assistirem à conferência "O aumento das competências educativas das famílias: um efeito dos Centros de Novas Oportunidades", cujo objectivo de apresentar publicamente os resultados do estudo realizado na ESEC intitulado "CNO - Uma Oportunidade Dupla: da promoção da Literacia familiar ao sucesso escolar das crianças". Este estudo tinha como objectivo contribuir para a análise do impacto que os Centros Novas Oportunidades, através dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, têm tido no desenvolvimento educativo dos adultos e na forma como a aprendizagem por parte destes se reflecte na interacção com os filhos, favorecendo não só os processos de aprendizagem das crianças no seio familiar, em particular aquelas que se encontram a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico, bem como a promoção da literacia familiar.
A equipa de investigadores, coordenada por Lucília Salgado (docente e investigadora na ESEC), apresentou as conclusões do projecto, que permitem evidenciar as mudanças ocorridas nas famílias em que um progenitor (pai ou mãe) fez um processo RVCC de 9º ano num Centro Novas Oportunidades tendo pelo menos um filho a frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico. As mudanças verificadas serão mais facilitadoras do sucesso escolar dos filhos. A percepção destas mudanças é comprovada por professores do 1º ciclo do Ensino Básico em todo o país.
Esta sessão contou com as presenças de Rui Jorge da Silva Antunes, Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, de Luís Capucha, Presidente da ANQ e de Filomena Gaspar, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a quem coube, nesta conferência, os comentários sobre os resultados do estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário