sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Centros Novas Oportunidades e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)

O que são os Centros Novas Oportunidades?

Os Centros Novas Oportunidades são unidades orgânicas promovidos por entidades formadoras com um conjunto de valências diversificadas no âmbito da resposta às necessidades de qualificação da população adulta, competindo-lhes o encaminhamento para ofertas de educação-formação ou para o reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas ao longo da vida para efeitos escolares e/ou profissionais. Os Centros Novas Oportunidades constituem-se, assim, como a “porta de entrada” dos adultos para novas qualificações, respeitando e valorizando o seu perfil individual.

Quem pode aceder a um Centro Novas Oportunidades?

Qualquer adulto:

* com 18 anos ou mais de idade;
* que não tenha concluído o 4º, 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade ou que pretenda uma qualificação profissional de nível 2 ou 3.

O que é o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

O Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (Sistema RVCC), (..) constitui-se como um serviço através do qual se reconhecem, validam e certificam as competências escolares e profissionais (até ao nível do ensino secundário) adquiridas ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais, por parte de candidatos que desejem vê-las reconhecidas e que cumulativamente sejam maiores de 18 anos e possuam (no caso de uma certificação de nível secundário) pelo menos 3 anos de experiência profissional justificada mediante comprovativo de contribuições para a Segurança Social.

Como funcionam os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências num Centro Novas Oportunidades?

Os Processos de RVCC são sempre desenvolvidos nos Centros Novas Oportunidades e baseiam-se na metodologia de Balanço de Competências, através de uma Abordagem (Auto)biográfica, que permitem a evidenciação de competências previamente adquiridas pelos candidatos ao longo da vida, em contextos formais, informais e não-formais. Ao longo do processo de RVCC, desenvolve-se a construção de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA) orientado segundo um Referencial de Competências-Chave (consultar www.catalogo.anq.gov.pt). A certificação obtida através deste processo permite, não só a valorização pessoal, social e profissional dos cidadãos, mas também o prosseguimento de estudos/formação.

in www.novasoportunidades.gov.pt

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